Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como entidade de excelência, atua de maneira ampliada em diversas especialidades, entre elas a cardiologia, a endocrinologia/metabologia e a neurologia, especialidades essas relacionadas e responsáveis pela prevenção, cuidado e monitoramento das Doenças Cardiovasculares.

Além disso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio de seu Instituto Social, administra o Complexo Hospital dos Estivadores em Santos (SP), um hospital público, que traz os desafios e práticas cotidianas relacionadas à organização do Sistema Único de Saúde (SUS), propiciando um cenário real para o desenvolvimento de ações de pesquisa no contexto da APS e, também, da atenção especializada.

De fato, o Centro Internacional de Pesquisa (CIP-HAOC) apresenta como recursos humanos um grupo de trabalho composto por pesquisadores e profissionais de pesquisa clínica com extensa formação em epidemiologia, bioestatística, gerenciamento de dados, condução de estudos clínicos e estudos populacionais multicêntricos nacionais e internacionais e, de forma recente, análise genética e correção genótipo/fenótipo. Tal grupo de trabalho engloba profissionais de saúde com formações diversas, cientistas de dados, epidemiologistas, monitores de pesquisa, bibliotecária, entre outros.

É importante ressaltar que, no contexto das Doenças Cardiovasculares, o CIP-HAOC participa e já participou de relevantes estudos clínicos, tais como o de corte populacional (PURE) e de Insuficiência Cardíaca (G-CHF), contribuindo para perspectivas atuais sobre tratamentos, monitoramento, definição de fatores de risco e risco de adoecimento. Recentemente, inicia também participação de estudos em genética e fatores de risco para doenças na área de Nefrologia, com resultados ainda a serem publicados

O Hospital alemão Oswaldo Cruz, também é protagonista no PROADI-SUS, encaminhando para o quinto triênio deste programa, inclusive desenvolvendo ações direcionadas para a atenção primária, seja nas medidas de controle de monitoramento, na estruturação da atenção Farmacêutica, na identificação de oportunidades de intervenção para a melhoria do serviço e agora, por meio do CV-GENES, na avaliação de background genético como fatores de risco para doenças cardiovasculares.

O Centro Internacional de Pesquisa (CIP) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

 (CIP), restruturado em 2019, é a unidade institucional de pesquisa avançada do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Caracteriza-se por ser uma unidade multiprofissional, com um corpo técnico composto por farmacêuticos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, biólogos, químicos, estatísticos, analistas de sistema e cientistas de dados.

Essa composição multiprofissional permite uma interface entre a pesquisa clínica, ensino, inovação e educação, por meio de pesquisa de ponta. Por intermédio dessa equipe, são construídos e geridos bancos de dados institucionais, incluindo o gerenciamento de Big Data.

Dentre as atividades do CIP estão a pesquisa epidemiológica, planejamento e condução de ensaios clínicos randomizados, estudos de Real World Data e a avaliação de tecnologias em saúde, por meio da condução de revisões sistemáticas, análises de impacto orçamentário e avaliações econômicas.

Compartilhe:

Outras Postagens

plugins premium WordPress